Pois nem só de grandes cidades vivem os grandes projectos. As grandes ideias são grandes porque o são. No caso, a ideia é ainda maior, porque pequena é a aldeia... perdão... a Vila.
"Sáão Joáão de Puônte.. meu lindo torrão nataáál. És a aldeiaaa máais boniiita, deste liiindo Pooortugááal!"


As poucas imagens que aqui partilhámos são o resultado de meses de trabalho e anos de sonho! É daqui que o Sr josé e a D. Luísa pretendem partir para o resto das suas vidas.
"Para o infinito e mais além!"
A um olhar mais desatento, poderá ser isto pouco. Relembro, está(mos) numa aldeia!
É já um sucesso de bilheteira. Tostas mistas. Bolos Caseiros, seja de chocolate, amêndoa ou o que a imaginação ditar. Guloseimas. Pica-pau. Livros. Quebra-cabeças. Guitarradas e Cavaquinhos. E para famílias que optaram (ou não) pela maternidade, a D. Luísa não se esqueceu de um espaço especial que delicia os catraios:

Há ainda espaço para a arte e o engenho. Neste caso, a minha arte e o engenho de quem necessita desanuviar... Deixámos de fora o tradicional 'WC' e pintámos a Vó Miquinhas e o Vô Quim, que como Pratriarcas que são, nos guiam até à 'Área de descanso'.

Mas perguntam vocês, e em especial o Gil, "mas que raio é o Samagaio?" Se a D.Luísa não estivesse tão ocupada ela mesma vos explicaria.
Pois bem. Quando tinha lugar um baptismo, havia o costume de oferecer o 'Samagaio' às crianças que se aglomeravam à porta da Igreja. O 'Samagaio' dos meninos era constituído por rebuçados ou confeitos. Reza ainda a história que os mais ricos juntavam alguns tostões. Nada mau, hem! Tradição?! A tradição já não é o que era...
A escolha do nome explica-se tão 'somente' porque o café está no largo da igreja. Porque também está a nascer. E porque caso contrário se chamaria 'Café Central' ou até mesmo 'Ponto de encontro'!! Estes sim seriam nomes com imaginação.
Sem comentários:
Enviar um comentário