domingo, junho 25, 2006

Hi, HOW ARE YOU?


Loucuras de Um Génio
Título original: The Devil and Daniel Johnston
De: Jeff Feuerzeig
Género: Doc
EUA, 2006, 110 min.

Embora seja pequena a probabilidade de este documentário chegar a salas de cinema que não as de Lisboa e Porto, tendo em conta a capacidade educativa (praticamente nula, note-se) das nossa salas de cinema, seria bom que chegada a oportunidade, não a perdessem. Não que seja um documentário fabuloso, no que à 7a arte diga respeito, mas porque dá a conhecer uma das personagens mais bizarras da história da música. E quando falo bizarras, não falo de meninos de coro que se cortam em palco só para impressionar as meninas. Falo de uma mente à velocidade da luz, dificil de acompanhar, de perceber e para alguns de gostar. Falo de uma mente à beira do abismo. Falo de um maníaco-depressivo. falo de um louco. falo de um génio. falo das loucuras de um génio.

Para quem segue o fenómeno (que já vem dos anos 70) saberá que já muito se disse sobre a sua genialidade / loucura. Saberá que em muito o seu trabalho contribuiu (ou confundiu) para a definição / desconstrução do que é considerado Arte (Será o seu trabalho apenas Cultura Porquería?) Saberá que são muitas as figuras notáveis que não deixam passar despercebida a sua música (kurt cobain, tom waits, yo la tengo, sonic youth, ...). Saberá quão desarmante é ouvir os seus álbuns. Saberá quão desconcertante é ver os seus desenhos. Saberá quão hilariante é a sua obssessão pelo diabo.



Seus malucos adormecidos do grunge...
Esta foto lembra-vos alguma coisa?









Aqui fica o endereço da página oficial. Desde downloads de músicas, à venda do último albúm, t-shirts...
http://www.hihowareyou.com/

A primeira reacção é obviamente a de estranheza. Eu mesma já há uns anos que o conheço e continuo sem perceber se é realmente fabulosa tamanha simplicidade. O juízo é vosso. Uma coisa é certa. É mais fácil amar aquilo que se conhece, simplesmente porque é mais fácil perceber. Verão que conhecendo um pouco da sua história, no mínimo sentirão compaixão por tamanha persistência.



É verdade! Falo de Daniel Johnston.







1 comentário:

Unknown disse...

bene, amiga.. ja tinha ouvido algumas músicas.. fiquei contente por ver q afinal ainda temos pontos de encontro.
beijohnstonas