domingo. dia oficial do descanso, do passeio e do pic-nic.
Monsanto foi o local escolhido neste fds para seguir a máxima do "domingo. dia oficial do descanso, do passeio e do pic-nic" à letra. À primeira vista tudo parecia que iria correr na perfeição: Monsanto é por excelência o pulmão da cidade de Lisboa. é considerado refúgio de esquilos. tem parques de merendas. percursos pedonais e de bicicleta delimitados e sinalizados. Enfim, tudo o que precisavamos para um "domingo. dia oficial do descando, do passeio e do pic-nic."
Como manda a tradição preparámos o farnel na véspera. escolhemos a mantinha. comprámos o jornal do dia. e apanhámos o 11 (se o 7 tivesse passado pela paragem de autocarro, nem tinha ensaiado para ir à aventura).
Leigos como somos na matéria de autocarros por Lisboa, achávamos que este nos colocaria bem no centro das actividades... qual quê! foi sair do autocarro e segue... segue... segue... segue... segue... segue... Valeu-me o ruizinho que pelo meio me ia dando umas aulas de botânica e a banda sonora que nos acompanhava e cada vez mais perto, cada vez mais perto... cada vez mais perto... ao pónto de a certa altura eu julgar que estavam a atirar chumbos mesmo mesmo mesmo na minha direcção!! corre...
E não é que era mesmo um Campo de Tiro!! agora pensem cmg. O campo de tiro ocupa uma boa área do parque, que supostamente existe como área de descanso, passeio e pic-nic, e muito importante, não esquecer tb, como área de refúgio de esquilos...
Ele há lá condições para descansar, passear e pic-nicar, qd de 5 em 5 segundos ouves: paaa!! paaa!! paaa!! e a melhor parte é ouvir as folhas das árvores mesmo ao lado a cair, pq um qualquer chumbo lhes acertou. Portugal no seu melhor!
Finalmente chegados às tão esperadas mesinhas e à relvinha tão apetitosa, mesmo a pedir a mantinha, abancámos já cansados, prontos a uma soneca.
Qual quê mais uma vez!!! Agora era uma infestação de formigas. Subiam pelo corpo todo e mordiam, as estúúúpiiidas. e claro está, sempre a banda sonora de fundo. foi o pic-nic mais rápido da história. toca a levantar pq não há pele, nem cabeça que aguente.
tínhamos agora 4 opções:
1. Ou apanhávamos o 70 que nos levava directamente à cidade. Mas infelizmente, este autocarro, que é o único que leva os utentes directamente ao centro de Monsanto, não trabalha aos domingos. dia oficial do descanso, do passeio e do pic-nic. até para os motoristas.
2. Ou apanhávamos o BUS FREE que tem um percurso temático por Monsanto. Como não vimos nenhum, presumimos que tb não trabalhe aos domingos. dia oficial do descanso, do passeio e do pic-nic. também para os turistas, que por isso não precisam de BUS FREE.
3. Ou voltávamos para trás, fazíamos o mesmo percuro, já sem novidade e com chumbinhos atrás de nós e voltávamos rapidamente ao sossego do lar.
4. Optámos pela última que era fazer todo um percurso de não sei qts km para conhecer o resto de Monsanto.
Foi sem dúvida a melhor ideia. Deixámos de ouvir o chumbinhos. Encontrámos bosques de Quercus fabulosos. Daqueles que só vem nos livros. Como crescemos a ver florestas de pinheiros e eucaliptos, dava a sensação de estar num jardim. toda a gente sabe que só os jardins têm oliveiras e carvalhos. (excepção para Castelo branco ou alentejo, mas aí tb aí há poucos bosques, na sua verdadeira essência, com associações de plantas, em estádios de sucessão quase perfeitos).
Valeu tb pelo esquilo que vimos à porta de casa, nº202. E pelos Gaios fugidios, atarefados na eterna busca pela bolota.
4 comentários:
Então mas os esquilos não eram para serem vistos em Monsanto? Ou vocês moram em Monsanto e foram idiotas ao ponto de apanharem um autcarro do onde moram para onde moram?
Ah, bolas! As formigas, esse bicho do catana que além de invadir casa também invadem a natureza e ocupa o chão dos parques! C'um catano! Não há direito! E logo agora que eu queria descansar mesmo em cima do carreiro delas!
Por fim, T era T!
Beijo e abraços aos dois!
Eu aliás estava a pensar fazer uma petição para eliminar as fomigas dos parques... se calhar coloco na net para o pessoal assinar...
Ah! e o esquilo não vimos à porta de nossa casa... mas sim à porat de casa dele, que por sinal tinha o nº202!
ai pikinita!
ehehehhehe
surpreendida num campo de tiro !
já tinha saudades dessas aventuras!
bom domingo, dia oficial do andanço,do devaneio e do PAMm-PAMm!
Enviar um comentário