domingo, dezembro 16, 2007

CAPITÃES DA AREIA, Jorge Amado

"...e foi desta época que a cidade começou a ouvir falar nos Capitães da Areia, crianças abandonadas que viviam do furto. Nunca ninguém soube o número exato de meninos que assim viviam. Eram bem uns cem e destes mais de quarenta dormiam nas ruínas do velho trapiche. Vestidos de farrapos, sujos, semi-esfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas."

Acabei de ler "Os Capitães da Areia", de Jorge Amado, depois de ter entrado (estupidamente tarde) no universo deste autor, com a Tereza Batista. Este é um livro belíssimo, sobre os miúdos "pé-descalço" abandonados à sua sorte, pelas ruas de Salvador da Bahia, nos anos 30. Um retrato social incrível, que chamava à atenção para a realidade repetida por esse Brasil afora, de pobreza e exclusão social. Pela perigosa revelação, foi apreendido e queimado em praça pública, aquando da primeira edição (1937), pelas autoridades do Estado Novo (o deles...), no início da ditadura de Getúlio Vargas. É ainda, a encantadora história de amor de Dora e Pedro Bala. Para mim, é um livro fascinante. É também o livro de Jorge Amado mais vendido em todo o mundo, além da edição portuguesa, foram feitas traduções para o alemão, árabe, croata, espanhol, francês, grego, húngaro, inglês, italiano, japonês, libanês, norueguês, russo, tcheco e ucraniano. Adaptado ao cinema, ao teatro, à dança, à televisão e à bd. No Brasil, tanto quanto sei, vai na maravilhosa 98ª edição. Para além disso, o seu texto foi integrado num projecto que fixou-o na sua versão original, já que se havia perdido no meio de tantas edições e reedições, alteradas por revisores, e que levou à brilhante conclusão de que teria mais de dois mil erros! Parece-me evidente que a fogueira não teria nunca dimensão nem poder suficiente para apagar uma obra deste calibre...

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Rui tudo bem? Vou apontar na minha lista de livros a lêr, talvez um dia o encontre :) abraço

Anónimo disse...

Olá Rui!
Com que então anda por cá... E não diz nada aos amigos?!
Beijinhos, Luísa

Unknown disse...

Olá Pedro! Podes pôr na lista que vale bem a pena.. Um Abraço

Quanto à Sra. Prof. Luísa, tem toda a razão. Darei noticias em breve, prometo! Beijinho e Abraço ao calmeirão das letras. :)