PIETER HUGO
Quem ainda não recebeu o famoso mail com fotografias surreais em que aparecem estes homens trazendo pela trela, hienas selvagens? Com Pieter Hugo aconteceu exactamente o mesmo, e este fotógrafo resolveu investigar e fotografar esta realidade exótica e bizarra. O cenário passa-se em Lagos, Nigéria. Ia em busca de supostos traficantes de droga, assaltantes, cobradores de dívidas, enfim, das classificações que lhe atribuimos pela estranheza da situação. Acabou por encontrar os 'Gadawan Kura' (um grupo de homens, uma miudinha, 3 hienas, 4 macacos e algumas pitons) com quem conviveu e donde resulta esta visão igualmente bizarra das fotografias que tirou, mas também uma análise mais profunda da situação. Descobriu que são atracção artística, grupo itinerante de circo, atraindo multidões para vender medicamentos tradicionais. E os animais selvagens foram o método que encontraram para cativar as pessoas.
Depois vem a admiração de muitos pelo magnífico trabalho de fotografia e inevitavelmente a polémica com os grupos de direitos dos animais por promover esta visão assustadora de crueldade. Deixo apenas a opinião do próprio fotógrafo: "Europeans invariably only ask about the welfare of the animals but this question misses the point. Instead, perhaps, we could ask why these performers need to catch wild animals to make a living. Or why they are economically marginalised. Or why Nigeria, the world's sixth largest exporter of oil, is in such a state of disarray."
Por mim basta-me saber que um tipo que se levanta da cadeira, questionando o mundo que lhe chega por mail e pela net, que muitos de nós, cada vez mais adquirimos como certo, linear, óbvio e concreto, e que prova no fundo que muito do que vemos e sabemos hoje não passam de reproduções erradas, preconceitos e realidades verdadeiramente virtuais, terá claramente a minha admiração. Para ver este e outros trabalhos aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário